O SONHO DE UMA GERAÇÃO !
Foi com este sentimento que todos fomos para esta meia final da taça de Portugal.
Já lá iam 32 anos sem que o Vitória conseguisse chegar à tão desejada final no estádio do Jamor, para disputar a taça de Portugal.
Era um sonho que muitos de nós tinhamos desde que somos Vitorianos, pois a maior parte de nós ou mesmo quase nenhum teve o prazer de estar na final, pois afinal já lá vão 32 longos anos.
Para o VIII Exercito esta final da taça tem um sabor ainda maior pois foi precisamente numa final da taça de Portugal que surgiu o nome VIII Exercito já no longínquo ano de 1943.
MAS finalmente o SONHO DE TODOS NÓS TORNOU-SE REAL !!!
Falando do jogo o Vitória entrou bem no jogo, com um ambiente incrivel criado por todos os Vitorianos que apoiavam a equipa com toda a sua garra, mas apanhou pela frente um boavista como de costume com um futebol feio, com base no confronto fisico e no anti-jogo.
Prova disso mesmo foi que tendo o Boavista se adientado no marcador através da marcação de uma grande penalidade logo aos 9 min de jogo, passaram a partir dai todo o tempo com algum jogador no chão a simular faltas inexistentes sempre em tentativas de queimar tempo, uma forma de jogar tipica desta equipa tripeira que só envergonha qualquer amante do futebol.
Mas o Vitória estava a praticar o seu futebl bonito e com garra, dando o tudo por tudo por marcar e foi aos 38 min de jogo que o Vitória conseguiu empatar, num cruzamento de Bruno Ribeiro a que Meyong correspondeu muito bem metendo o pé na bola e colocando esta no fundo da baliza.
Estava feito o empate e a partir dai os jogadores do boavista deixaram de cair no chão...
Na segunda parte o futebol do Vitória criou imensas oportunidades de golo, mas que foram sido falhadas incrivelmente, perdendo mesmo uma grande penalidade na qual Meyong rematou por cima da baliza.
Com tanto ataque do Vitória mas com falta de pontaria, e com um boavista que nada fazia sem ser destruir jogo, o prelongamento foi inevitavel.
Mais 30 minutos de jogo de sofrimento para os adeptos Vitorianos ainda por cima porque Bruno Ribeiro marcou um GOLAÇO logo aos 3 min do prelongamento. Um autentico MISSIL que entrou mesmo no angulo da baliza, um golo daqueles de levantar um estádio e que levou ao delirio o Bonfim e colocou o Vitória na final e tornou real o sonho de uma geração.
Ficam pequenas passagens das crónicas dos jornais desportivos a mostrarem a justiça no marcador:
In O JOGO:
A vitória da equipa de José Rachão não merece contestação quando analisado o futebol praticado pelas duas equipas, embora esse mesmo triunfo tenha sido desnecessariamente sofrido. De facto, muitas foram as ocasiões desperdiçadas pelos sadinos, que podiam ter alcançado um resultado bem mais desnivelado
In Record:
O encontro de ontem constituiu uma via de sentido único na estrada para o Jamor. Um caminho percorrido com algum sofrimento para os da casa, pelas dificuldades do terreno acidentado, primeiro porque o Boavista cortou a estrada principal e não permitiu a explanação do jogo que mais convinha ao adversário; depois porque os obstáculos foram surgindo pelo tempo fora, alguns dos quais com origem em erros próprios que foram aumentando o desperdício. Ao fim de duas horas de jogo, a conclusão é simples: nada a dizer sobre o resultado e se recriminação há para fazer, é que o prolongamento já foi castigo demasiado severo para o V. Setúbal.
QUANTO AO PUBLICO E CLAQUES:
O VIII Exercito esteve com uma excelente presença, muito bom numero para um maior apoio ao Vitória, e esse apoio fez-se sentir, durante todo o tempo de jogo ( 120 min ) a garra a voz o colorido fez vibrar a bancada do VIII e transmitiu assim um grande apoio ao Vitória na conquista do triunfo.
Também os sócios do Vitória na bancada central encheram os pulmões e deram um apoio fora do normal, transmintindo uma grande energia para os jogadores.
A outra claque vitoriana os FS tiveram tb bém e a sintonia entre o VIII e FS em alguns dos canticos deram um bom efeito vocal no estádio.
ENFIM ESTAO TODOS DE PARABENS !!!
AGORA VENHA O JAMOR !!! e a luta pela Taça de Portugal
Mas não está tudo dito
é que com esta vitória frente ao boavista além d termos assegurado a presença na final da Taça garantimos praticamente a presença NA TAÇA UEFA e regressamos assim de novo ás competições Europeias 
É que a final será disputada com o Benfica que irá disputar quase de certeza a liga dos campeões e por isso A PRESENÇA DO VITORIA NA UEFA ESTA PRATICAMENTE GARANTIDA 